Você Sabia Que Existe Clínica De Recuperação Feminina?

Clínica De Recuperação Feminina

Se engana quem pensa que apenas homens podem sofrer os efeitos da dependência química e do alcoolismo. Mulheres também são muito afetadas por esse problema. Por isso, existe a clínica de recuperação feminina.

Mulheres podem ter necessidades totalmente diferente dos homens, e por isso, muitas vezes precisam ter esse tratamento de forma diferenciada, para que suas necessidades sejam bem atendidas.

Segundo pesquisas feitas na América Latina, vem aumentando muito o número de mulheres que tem problemas com álcool e drogas, e por isso, é necessário que exista uma instituição responsável pelo tratamento exclusivo de mulheres.

Neste post, você vai entender como uma clínica de recuperação feminina pode ser importante na vida de uma mulher que precisa de tratamento contra a dependência química.

 

Clínica de recuperação feminina

Como vimos acima, as mulheres também possuem grandes chances de se envolverem com drogas ou álcool, ficando completamente vulneráveis e com a necessidade de um tratamento adequado.

A necessidade de uma clínica de recuperação feminina foi sendo muito importante para a saúde dessas mulheres e para sua recuperação.

Na clínica de recuperação feminina, vários fatores são levados em consideração para o devido tratamento, fatores como:

 

  • A maior vulnerabilidade das mulheres em relação ao efeito de álcool e drogas.
  • A mulher pode desenvolver um vício mais rápido que o homem.
  • Mulheres também se viciam com pílulas como psicotrópicas, como tranquilizantes e antidepressivos muito mais do que homens.
  • Algumas pesquisas mostraram que há uma relação do abuso de substâncias químicas com algum problema no sistema reprodutivo feminino.

 

Antes, as taxas de alcoolismo, uso de drogas e outras dependências, eram muito mais altas para os homens, porém, hoje esse número está se igualando a cada ano que passa.

Como é o tratamento em uma clínica de recuperação feminina?

O tratamento na clínica de recuperação feminina visa muito as principais necessidades das mulheres.

Na clínica, enfermeiros, médicos e terapeutas, estão sempre disponíveis para ajudar, fazer consultas e terapias para que a mulher consiga se recuperar da melhor maneira possível.

Durante o tratamento, a mulher terá aprendizados como:

  • Lidar com seus traumas em relação ao vício e também traumas por questões sexuais.
  • Reaprender a ter autoestima e a se auto respeitar.
  • Reaprender a ser independente.
  • Aprender a assumir a responsabilidade por suas atitudes.
  • Renovar sua integridade emocional.
  • Aprender a viver novamente em sociedade.

 

A importância do apoio familiar para a mulher

A família tem papel fundamental no processo de recuperação, principalmente para as mulheres.

Na clínica de recuperação feminina, as visitas podem ser feitas de várias formas, de semana em semana ou de 15 em 15 dias. Isso pode depender da clínica e da paciente.

Nessas visitas, é importante que familiares e amigos dê todo o apoio possível para que a mulher se sinta acolhida em sua própria família. Entendendo que a paciente apenas está passando por uma fase ruim, e que logo irá melhorar.

 

Como saber se eu preciso de tratamento?

O momento que você identifica o seu problema e reconhece que precisa de um tratamento é muito importante.

Se você usa substâncias químicas como álcool, drogas ou outras substâncias e não consegue parar de usar simplesmente porque se sente mal sem elas, você está entrando em um estágio de vício e precisa de tratamento.

Se o seu vício está atrapalhando seu convício com sua família, amigos, sua relação no trabalho e nos estudos, você também precisa de tratamento.

Esses são os principais momentos para procurar uma clínica de recuperação feminina.

 

Conclusão

Se você é mulher e precisa de uma clínica de recuperação feminina, não hesite em procurar por ajuda. A clínica sempre irá te acolher da melhor forma possível.

Ou, se você conhece uma mulher que está passando por esse momento difícil, sempre apoie e nunca julgue, o apoio é fundamental.