Você Sabe Por Que Alcoólatra Treme?

Por Que Alcoólatra Treme

Sabemos que o alcoolismo gera várias reações em uma pessoa, tanto problemas psicológicos quanto físicos, como os tremores por exemplo. Mas você sabe por que alcoólatra treme?

Vários fatores são responsáveis pelo alcoolismo e principalmente pelos tremores, que são reações bem características do alto consumo do álcool.

Os tremores são alvos de muitas pesquisas para saber exatamente por que eles ocorrem, e já existem algumas teorias para sabermos o porquê eles estão sempre presentes entre os sintomas do alcoolismo.

Neste artigo, vamos ver alguns resultados dessas pesquisas entender melhor sobre porque alcoólatra treme.

O que é alcoolismo?

Antes de entender por que alcoólatra treme, precisamos deixar claro sobre o que é o alcoolismo.

O alcoolismo é uma doença crônica que ocorre pelo o excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Mas por que as pessoas excedem no consumo do álcool? Bom, essa é uma pergunta muito comum. Esse excesso pode ocorrer por vários fatores, entre eles, os principais são:

  • Fatores genéticos. Quando os pais são alcoólatras, o filho tem chances de ser, mas não é uma regra.
  • Fatores psicológicos. Esses fatores estão relacionados a alguma doença psicológica que já existe na pessoa, como ansiedade e depressão.
  • Fatores externos. Esses fatores podem estar relacionados a traumas ou estresses durante a vida, e a pessoa procura a bebida como uma forma de alívio.

Por que alcoólatra treme?

A melhor teoria para explicar por que alcoólatra treme, é que, o uso exagerado do álcool, provoca em nosso organismo várias reações.

Quando consumimos o álcool em grandes quantidades, as substâncias presentes no álcool, afetam e diminuem o nível de algumas vitaminas e minerais que temos em nosso corpo.

A diminuição desses componentes, faz com que nosso corpo reaja com tremores. As vitaminais e minerais mais afetadas pelo álcool são:

  • Magnésio
  • Vitamina B12
  • Zinco
  • Tiamina
  • Fosfato
  • Folato

 

Além da diminuição dessas vitaminas e dos minerais, o uso exagerado do álcool também reduz os níveis de insulina no organismo, fazendo também com que o corpo trema.

Abstinência alcoólica

A abstinência também pode ser um dos motivos de por que alcoólatra treme, porém, nesse caso, a pessoa está sem consumir bebidas alcoólicas.

O período de abstinência é o período em que a pessoa não está consumindo bebidas alcoólicas, porém, o corpo está pedindo pelo álcool, por já estar viciado nele.

No período de abstinência, o alcoólatra tem sintomas como:

  • Taquicardia: A taquicardia é o aumento da frequência dos batimentos do coração, e a pressão arterial da pessoa também sobe.
  • Alucinações: As alucinações ocorrem mais ou menos de 12 a 24 horas após a pessoa ter ingerido a última dose de uma bebida alcoólica.
  • Hiperatividade: Isso ocorre sempre e junto com a hiperatividade, vem a irritabilidade, e por qualquer motivo a pessoa se estressa.
  • Náuseas e vômitos: Esses sintomas também são muito comuns durante a abstinência.
  • Tremores: Como já vimos, os tremores são os principais sinais do alcoolismo.

Tratamento do alcoolismo

O tratamento certo para o alcoolismo sempre irá depender do nível em que o paciente está em relação a doença. E só quem irá decidir isso, será o médico em uma clínica de reabilitação.

Porém, na maioria das vezes, o tratamento consiste em terapias e algumas vezes, no uso de medicamentos que inibem a vontade de consumir álcool.

As medicações são receitadas exclusivamente pelo médico dentro da clínica, para evitar que ocorra sintomas muito fortes de abstinência.

Conclusão

Agora que você entendeu por que alcoólatra treme, e conhece alguém que é alcoólatra e tem esse sintoma, saiba que essa pessoa precisa de ajuda.

E, se você é alcoólatra e se identificou com esses sintomas, não tenha medo em procurar ajuda. As clínicas existem apenas para ajudar, procure por apoio em sua família e busque por uma clínica. O alcoolismo tem tratamento!