Você Sabe O Que Significa Alcoólatra?

Você Sabe O Que Significa Alcoólatra?

Transtornos psicológicos têm afetado muitas pessoas nos últimos anos, e o alcoolismo está incluído nesse transtorno. Mas você sabe o que significa alcoólatra?

Ser alcoólatra é um problema muito comum em várias sociedades, e o número de pessoas alcoólatras só aumenta.

Provavelmente você já ouviu falar de vários casos de pessoas alcoólatras, seja na tv ou casos de pessoas próximas.

Sendo assim, esse problema precisa ser discutido, justamente por ser um transtorno e afetar a saúde de muitas pessoas.

Fique até o final deste artigo para entender o que significa alcoólatra e como tratar esse transtorno que afeta milhares de famílias no mundo inteiro.

 

Abuso do álcool e dependência alcoólica

Antes de saber exatamente o que significa alcoólatra, já sabemos que se trata de um assunto relacionado ao álcool. E sendo assim, é importante saber diferenciar os tipos de consumo do álcool.

Todo dependente alcoólico abusa do consumo do álcool, mas nem todos que abusam do álcool são dependentes alcoólicos. Calma que você já vai entender o porquê.

A dependência do álcool, ou seja, de bebidas alcoólicas, é considerada um transtorno psicológico que pode ser gerado por vários fatores, principalmente genéticos e traumas sofridos durante a vida.

A dependência acontece quando a pessoa não tem o controle sobre o consumo do álcool e só consegue se sentir bem e aliviado se estiver consumindo algum tipo de bebida alcoólica.

Já abuso do álcool está relacionado ao uso de bebidas alcoólicas excessivamente e sem controle, mas não como dependência. O abuso de bebidas alcoólicas e a dependência causam danos à saúde, como doenças no fígado e no estômago.

Além desses problemas, o álcool causa várias outras complicações. E é isso que vamos ver mais abaixo.

 

Principais consequências do alcoolismo

Saber o que significa alcoólatra é saber que isso é um vício, e esse vício traz consequências não só para a saúde física, como para a saúde psicológica.

Além disso, o alcoolismo também afeta as pessoas que convivem com o alcoólatra, porque o álcool faz com ele tome atitudes que ele não tomaria estando sóbrio.

 

  • Uma pessoa sob os efeitos do álcool, pode tomar atitudes como por exemplo:
  • Atitudes agressivas com a família e amigos.
  • A pessoa fica nervosa a maior parte do tempo.
  • Atitudes irresponsáveis, como usar o dinheiro das contas para comprar bebidas.
  • Irresponsabilidade no ambiente de trabalho, assim como no ambiente de estudos.

 

A convivência com uma pessoa alcoólatra pode ser muito difícil por todos esses motivos, mas, mesmo assim, isso não pode ser motivo para julgar alguém que abusa do consumo do álcool.

Todas essas atitudes são provenientes do transtorno psicológico que uma pessoa pode adquirir devido ao uso de bebidas alcoólicas.

Sendo assim, a paciência e o apoio são as principais ações para convencer um alcoólatra de que ele precisa de tratamento.

Qual o tratamento para o alcoolismo?

Agora que você já sabe melhor o que significa alcoólatra, sabe que é um transtorno e precisa de tratamento, assim como em qualquer doença.

Normalmente, o tratamento é feito em clínicas de recuperação, pois lá, os pacientes irão receber toda a atenção e o acolhimento necessário para a sua recuperação.

A recuperação em uma clínica é muito mais eficiente do que a recuperação em casa, pelo menos durante o início do tratamento. Isso, porque as chances de recaídas em casa são muito maiores.

Dentro de uma clínica, o paciente, além de fazer terapias e ter contato com outras pessoas que passam pelo mesmo problema, ele não terá nenhum tipo de acesso a bebidas alcoólicas.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que significa alcoólatra, entende que o tratamento é fundamental para a recuperação de uma pessoa dependente do álcool.

O apoio da família é muito importante nessas horas, sendo assim, se você uma pessoa alcoólatra, peça ajuda, não sinta vergonha.

E se você conhece alguém que passa por esse problema, jamais julgue ou negue apoio.