Você Sabe o Que é Dependente Químico?

Você Sabe o Que é Dependente Químico

A dependência química é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas, mas você realmente sabe o que é dependente químico?

Por mais que se fale nesse assunto, dificilmente vemos esse tema sendo aprofundado e explicado com clareza.

Sendo assim, neste artigo, você vai entender melhor o que é dependente químico, vai entender melhor o problema e vai saber como tratar a dependência.

Fique até o final do artigo para entender mais e não ter mais dúvidas sobre a dependência química.

 

Afinal, o que é dependente químico?

Para alguém ser considerado dependente químico, é preciso que a substância que essa pessoa usa já tenha causado alterações em seu psicológico.

As drogas psicoativas como a maconha, a cocaína e até mesmo o álcool, causam alterações psicológicas de acordo com a frequência em que é usada.

Quanto mais consumida, mas efeitos essas drogas fazem no organismo de uma pessoa, e aos poucos, ela vai se tornando dependente dessa droga, ou seja, a pessoa só se sente bem, quando usa a droga.

Resumidamente, a melhor definição para o que é dependente químico, é o uso frequente de uma droga não só por prazer, mas porque o corpo e organismo pedem por ela.

 

A dependência química é uma doença?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dependência química é sim considerada uma doença, ou um transtorno psicológico.

Mas é importante saber que, uma pessoa que apenas fez uso de uma droga poucas vezes, não pode ser considerada dependente. Ou seja, ela não possui esse transtorno.

Esse transtorno está presente apenas em quem faz o uso frequente de drogas psicoativas e não tem forças para parar de usá-las.

 

Os perigos da dependência química

Agora que você já entendeu o que é dependente químico, é de muita importância que entenda também quais são os perigos que um dependente químico enfrenta e os perigos que ele pode causar.

É claro que, como a dependência química é considerada um transtorno, e que ocorre por inúmeros fatores, nunca se pode julgar um dependente químico por seus atos.

Quando uma pessoa está sob os efeitos de drogas psicoativas, a pessoa perde o controle sob suas ações, podendo muitas vezes ter atitudes como:

 

  • Cometer agressões com seus familiares e amigos.
  • Usar seu dinheiro todo para comprar bebidas alcoólicas ou drogas.
  • Roubar algo em sua própria casa para vender e conseguir mais dinheiro.
  • Em casos mais graves, cometer assaltos para conseguir dinheiro.

A dependência química tem cura?

Entender o que é dependente químico, é entender que ele é uma pessoa que, como qualquer outra, passa por inúmeras dificuldades e problemas.

O dependente químico precisa de toda ajuda possível para conseguir se livrar dessa doença, porém ela não tem cura.

Mas, isso não quer dizer que ela não pode ser tratada. A dependência química tem tratamento, e esse tratamento é muito eficaz, fazendo com que o paciente se recupere e tenha sua vida de volta.

Quando dizemos que esse transtorno não tem cura, quer dizer que pode haver recaídas, como em qualquer outra doença. Mas com o tratamento certo, as recaídas serão cada vez menos constantes.

O ideal, é procurar uma clínica de reabilitação para realizar esse tratamento, pois lá, os profissionais são experientes e podem dar todo o apoio e acolhimento ao paciente, assim como para a sua família.

 

Conclusão

Agora você já entendeu mais sobre o que é dependente químico, não é? Sendo assim, jamais julgue uma pessoa que está passando por esse problema. Tudo o que ela precisa de você é de carinho e apoio para realizar um tratamento.

Ou, se você for um dependente químico, saiba que nunca estará sozinho, não tenha vergonha e busque por ajuda, essa atitude pode salvar sua vida.