Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável

É óbvio que dependência química traz grandes males para o usuário de drogas e também para aqueles que fazem parte de sua vida. E justamente por isso é indispensável o tratamento, e se necessário, a internação em uma clínica de reabilitação. Mas como saber se uma clínica de recuperação é confiável? É o que vamos descobrir mais adiante!

São muitos os fatores e aspectos que devem ser considerados para determinar se uma clínica de recuperação é mesmo confiável.

Cada programa de tratamento para o paciente varia de acordo com o tipo ou o grau em que se encontra a dependência deste. E quem determina qual o programa ideal para cada paciente é a equipe médica e também os psicólogos e terapeutas, após exames e entrevistas realizadas.

Porém, existem alguns fatores gerais que podem ser observados e avaliados em relação à confiabilidade de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. A seguir, vamos listar alguns deles.

 

Pontos a se observar para saber se uma clínica de recuperação é confiável

Pontos a se observar para saber se uma clínica de recuperação é confiável

Licenciamento da clínica de recuperação para atuar

Um dos primeiros pontos a se observar para saber se uma clínica de recuperação é confiável é se ela possui licenciamento para atuar.

É muito arriscado confiar em uma clínica que não possui licença nem credenciamento de atuação para a reabilitação de dependentes químicos. Aliás, nem deve ser levado em consideração contratar os serviços.

Como cada estado possui suas próprias diretrizes para licenciar e credenciar clínicas desse tipo, é preciso fazer uma consulta junto ao governo estadual onde a instituição de reabilitação atua.

Busque por referências para conhecer a reputação da clínica

Depois de verificar se a clínica de recuperação é licenciada e credenciada, o próximo passo é buscar por referências sobre sua credibilidade.

Você pode verificar as avaliações sobre a clínica na internet para saber qual a opinião das pessoas que já utilizaram seus serviços. Se puder entrar em contato com essas pessoas para saber se a clínica de recuperação é confiável de verdade, melhor ainda.

Isso irá evitar, por exemplo, que você acabe optando por um local onde os dependentes químicos não sejam bem tratados, o que pode trazer ainda mais problemas.

 

Saiba quais são os protocolos e os métodos de tratamento

 

Um outro detalhe importante para você saber se uma clínica de recuperação é confiável é compreender quais são os protocolos e os métodos de tratamento.

Cada local possui seus próprios protocolos e métodos para tratar os dependentes químicos, portanto, é preciso que você saiba quais são os oferecidos pela clínica.

De um modo geral, há uma semelhança nas formas de tratamento, como é o caso da desintoxicação, do acompanhamento terapêutico e do aconselhamento do dependente químico.

O que pode variar são as formas como o aconselhamento irá ocorrer, como no caso dos grupos coletivos, bem como a terapia individualizada.

Dito isso, é preciso conhecer bem sobre qual o protocolo geral e os métodos de tratamento que a clínica que você pretende escolher utiliza.

Nós, das Clínicas Moara, convidamos você para conhecer de perto nossas instalações, além de conversar conosco e entender os detalhes de como são nossos protocolos e metodologia. Aguardamos seu contato!