Clínica de recuperação gratuita é tão boa quanto a particular?

Clínica de recuperação gratuita

Muitas famílias que sofrem com a dependência química em seu meio e que possuem dificuldades financeiras buscam por alguma clínica de recuperação gratuita.

Mas será que elas são tão boas quanto as particulares? As particulares são muito caras? Continue lendo para saber as respostas!

O direito à saúde, é uma lei que consta no artigo 196 da Constituição Federal. Nele é dito que todos têm direito à saúde com “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Neste caso, cada brasileiro deveria ter direito à uma clínica de recuperação gratuita, já que a dependência química é uma doença e, além disso, desencadeia outras doenças.

Mas, infelizmente na prática não é bem assim que acontece. Não há serviço gratuito para atender todos aqueles que necessitam de cuidados relacionados à saúde.

Uma alternativa seria recorrer à rede privada. No entanto isso não é possível para todos os brasileiros. Na verdade, não é possível para a maioria deles.

De acordo com dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 o número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza era de 13,5 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, esse número é maior que toda a população de Portugal.

Estamos falando de famílias que vivem com uma renda mensal menor que R$145,00. Pessoas que mal conseguem comprar alimento. Imagine então ter que pagar uma consulta médica. Ou ainda uma clínica de recuperação.

A clínica de recuperação particular é muito cara?

Falando sobre a clínica de recuperação particular, a grande maioria costuma cobrar preços relativamente altos, que não cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Mas por que?

Isso acontece por que o tratamento para alcoólatras e dependentes químicos costuma ser caro devido ao grande número de profissionais envolvidos e toda a estrutura do local necessária para a reabilitação do paciente.

Sem contar os gastos com alimentação, medicamentos, contas de água, luz e outras despesas recorrentes.

Portanto, se formos considerar todos os gastos e esforços envolvidos, a preço que a maioria das clínicas de reabilitação cobra não é caro. Claro que existem aquelas que podem cobrar preços muito acima do “normal”. Mas a maioria segue uma média.

Clínica de recuperação gratuita: uma alternativa

Neste caso, as pessoas podem recorrer à clínica de recuperação gratuita para dar início ao tratamento para dependentes químicos.

No geral, a clínica de recuperação gratuita é organizada por igrejas que costumam trabalhar apenas com internações voluntárias.

Ou seja, somente aceitam pacientes que estão dispostos espontaneamente a iniciarem o tratamento contra a dependência química.

Acontece que, por a clínica de recuperação gratuita não cobrar mensalidades ou taxas, dependem de doações e profissionais que estejam dispostos a trabalhar sem remuneração.

Coisas que não são tão fáceis de se conseguir, principalmente tratando-se de uma clínica para tratamento de dependentes químicos.

Devido a essa dificuldade a clínica de recuperação gratuita acaba não tendo a estrutura necessária para de fato reabilitar um dependente químico.

Mas sem dúvida, ajudam e muito no que podem todos os pacientes que recebem. A clínica de recuperação gratuita, em sua maioria, faz trabalhos incríveis, dentro daquilo que lhes é possível.

A Clínica Moara não possui tratamento gratuito

Como acabamos de dizer, o tratamento para dependentes químicos consiste em um custo alto para que seja de fato eficaz.

Por esse motivo, a Clínica Moara não possui tratamento gratuito. Nosso lema é sempre prestar o melhor atendimento possível e entendemos que para isso, um atendimento gratuito fica inviável.

No entanto entendemos que boa parte das pessoas que precisam de tratamento e seus familiares não possuem condições para arcar com a despesas da internação.

Pensando nisso a Clínica Moara, oferece um programa de vagas semi-sociais, para pessoas de baixa renda. Este programa oferece até 50% de desconto para as internações.

Para saber mais detalhes, valores e quaisquer outras dúvidas, entre em contato conosco.