Clínica de reabilitação para alcoólatras

A ideia de clínica de reabilitação geralmente remete à dependência química para uma boa parte das pessoas. Mas também existe a clínica de reabilitação para alcoólatras. E uma clínica de reabilitação para alcoólatras tem a mesma função que uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

No entanto cada uma cuida de um tipo de doença. Existem clínicas de recuperação que tratam dos dois tipos de pacientes, alcoólatras e dependentes químicos.

E dessas clínicas pode haver uma junção de alcoólatras e dependentes químicos na mesma unidade ou serem separados por unidades.

Por exemplo, a clínica de recuperação 123 possui uma unidade em São Paulo, que atende apenas dependentes químicos e outra unidade em Campinas que atende apenas alcoólatras.

No caso da Clínica de Reabilitação Moara, somos especializados em cuidar de ambos, dependentes alcoólicos e dependentes químicos.

Alcoolismo, nem sempre visto como uma doença

Se você pedir para algum amigo ou conhecido fazer uma lista com as 5 doenças mais perigosas ou destrutivas, é bem provável que o alcoolismo nem apareça nessa lista. Isso, porque muitos nem sabem que o alcoolismo é uma doença.

Alguns pensam que é desvio de caráter ou comportamento, falta de vergonha na cara, ou algo do tipo. Até que seria bom se fosse apenas isso. Mas infelizmente não é.

O alcoolismo atinge mais do que 10% da população mundial. Isso não quer dizer que sejam apenas pessoas consumindo uma quantidade muito grande de bebida alcoólica. Há diferença entre beber muito e ser um dependente alcoólico.

É óbvio que o alcoólatra consome bebida alcoólica em grandes quantidades. Mas o que define um alcoólatra não é apenas a quantidade de álcool que ingere, mas também a frequência.

Ainda assim apenas estes 2 fatores não significam que uma pessoa é alcoólatra. Alguém pode beber muito, até mesmo todos os dias, mas ainda assim não ter desenvolvido o alcoolismo.

Apesar de estar no caminho para que isso aconteça, para alguém ser considerado alcoólatra, é necessário que a pessoas esteja totalmente dependente do álcool.

Que não consiga ficar sem consumir a substância. Daí sim, podemos diagnosticar o alcoolismo.

Por que a clínica de reabilitação para alcoólatras é importante?

A clínica de reabilitação para alcoólatras tem uma importância muito grande e indispensável no papel da reabilitação do alcoolista. Sem ela, é muito difícil que a pessoa abandone o vício pela bebida.

O alcoolismo é uma doença crônica. Ou seja, não tem cura. Mas existe o tratamento adequado que é realizado na clínica de recuperação.

Se for seguido corretamente, as chances de o paciente voltar a ter problemas com a doença são mínimas. Na clínica, o paciente não apenas “limpa” seu organismo das toxinas deixadas pelo álcool.

Mas também recebe apoio psicológico e participa de atividades terapêuticas e recreativas para que treine sua mente a não depender mais do álcool.

Além disso, o paciente também reaprende a viver em sociedade e em família, pois há casos em que até mesmo esses dois setores da vida são afetados pelo alcoolismo.

E ainda falando em família, a clínica de reabilitação para alcoólatras também traz benefícios aos familiares, que recebem apoio psicológico para aprender a lidar com a doença e ajudar o ente querido a ficar longe do álcool e ter uma vida longa e saudável.

Se você tem problemas com o alcoolismo, ou conhece alguém que tenha entre em contato com a Clínica Moara. Nós já ajudamos diversas famílias a terem uma vida mais feliz combatendo o alcoolismo. Estamos prontos para ajudar você também!