Casa de repouso para idosos: como funciona e onde encontrar?

Casa de repouso para idosos

Quando falamos em casa de repouso para idosos, muitos podem pensar a princípio que seja um lugar onde pessoas da terceira idade são deixadas, abandonadas por suas famílias, como uma forma de se livrarem de um “problema”. Ou seja, um lugar triste onde idosos são abandonados.

Mas essa é uma ideia equivocada quando falamos em instituições sérias, como é o caso das Clínicas Moara.

É claro que, infelizmente, existem diversos tipos de instituições e clínicas que não possuem uma conduta profissional e humana, não tratando bem seus residentes. Ou seja, locais que você deve passar longe e nem cogitar deixar um idoso aos cuidados deles.

Por isso é de suma importância conhecer quais são os profissionais envolvidos, saber mais sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos. Sem dúvida esse é um dos primeiros passos para você que busca por uma casa de repouso para idosos.

Encontrar uma boa casa de repouso para idosos está intimamente relacionado com compreender como um estabelecimento deste segmento deve atuar.

Assim, será possível avaliar as possibilidades partindo de pressupostos mais sólidos e concisos.

Neste artigo nós vamos compartilhar com você mais informações sobre esse assunto. Continue a leitura!

A população brasileira está envelhecendo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2017, realizada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 14,6% da população tinha mais de 60 anos.

O que corresponde a 30,2 milhões de idosos, número que já supera as estimativas realizadas para 2020. Isso tem tornado cada vez mais comum a busca por casa de repouso para idosos, que, como sugere o próprio nome, têm caráter residencial e não de um hospital ou clínica médica.

Como funciona uma casa de repouso para idosos?

Como funciona uma casa de repouso para idosos

É em uma casa de repouso para idosos que poderemos encontrar uma estrutura adequada para as necessidades diversas desta idade. Sendo assim, os quartos e todos os ambientes em comum são estruturados priorizando a sociabilidade, saúde física e mental, conforto, bem estar e segurança.

A manutenção do vínculo familiar é importante e também garantida pela casa de repouso, além de haver o atendimento singular e personalizado. Sendo este atendimento uma demonstração de respeito ao paciente em todas as suas dimensões.

Assim, o idoso recebe a atenção que lhe é necessária, em diversos âmbitos de sua vida. E, desse modo, cria-se uma atmosfera harmoniosa e equilibrada para o mantimento e conservação de sua saúde física e mental.

Uma casa de repouso para idosos de qualidade deve estar sustentada por três pilares básicos:

  1. Equipe de profissionais da saúde.

  1. Questões práticas, como estrutura.

  1. Cuidadores treinados e qualificados.

Entendendo a importância desses três elos, fica mais simples escolher uma instituição que seja efetiva e que traga bons resultados. Veja, logo abaixo, mais detalhes.

Equipe multidisciplinar

Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar é essencial para o mantimento da saúde física e mental do paciente que está em uma casa de repouso para idosos. Para tanto, poderemos encontrar os seguintes profissionais trabalhando de modo interdisciplinar:

  • Médico: Responsável por acompanhar a saúde física do paciente, prescrevendo medicamentos, quando necessário.

  • Psicólogo: Trabalhará a saúde mental, tanto do sujeito em questão, quanto da família.

  • Nutricionista: Criará uma alimentação adequada para o paciente, considerando suas necessidades especiais e patologias (caso haja).

  • Educador físico: Trabalhará a saúde física e o bem estar, a partir de exercícios que se alinham às potencialidades e possibilidades do sujeito em questão.

  • Fisioterapeuta: Este profissional poderá trabalhar a saúde física, visando o bem estar e a motricidade do paciente.

  • Terapeuta ocupacional: Responsável pelo mantimento e desenvolvimento de habilidades sociais.

  • Enfermeira: Manipulação de medicamentos, cuidados diversos com a saúde, etc.

Lembrando que esta relação de profissionais é uma estimativa de equipe qualificada, que pode sofrer alterações de instituição para instituição. Porém, podemos dizer que essa é a base profissional da grande maioria das casas de repouso para idosos.

Questões práticas em uma casa de repouso para idosos

Questões práticas em uma casa de repouso para idosos

Além de avaliar o currículo e as avaliações dadas sobre os profissionais da casa de repouso para idosos, outros pontos precisam ser avaliados. Dentre eles, podemos destacar:

  • Como é feita a manutenção do vínculo familiar: Como funcionam as visitas? Quais os horários? Entre outros fatores neste sentido.

  • Observe a forma como atendimento acontece: Ele precisa ser baseado na premissa de que cada paciente é único e, como tal, necessita de um acompanhamento personalizado por completo.

  • Presença de atividades comunitárias: Se existem, e quais são.

  • Instalações físicas: Analise toda a estrutura física do local, como quartos, áreas comuns, higienização de banheiros, climatização, etc.

  • Profissionais qualificados: Como já mencionado, a equipe precisa ser qualificada e preparada.

Além dos profissionais que já mencionamos, é em uma casa de repouso para idosos que podemos ainda encontrar o papel fundamental dos chamados “cuidadores”.

Estes possuem um contato mais direto e recorrente com os idosos. Assim, são responsáveis pela rotina de cuidados, higiene, alimentação, medicação, locomoção, dentre outros fatores cruciais na rotina saudável.

O cuidado com a alimentação também é fundamental para que os idosos tenham um atendimento adequado. Por isso, é importante que a instituição ofereça o acompanhamento de um nutricionista. A norma exige que a casa de repouso para idosos tenha pelo menos seis refeições diárias.

Qualquer instituição de longa permanência para idosos deve ter um responsável técnico com nível superior. Como esses locais não são serviços de saúde, não é obrigatório que o responsável seja médico ou enfermeiro.

Outro aspecto a ser observado é se a instituição tem cadastro e licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município.

Também é importante garantir a celebração de um contrato entre o idoso ou sua família e a instituição. Esse contrato deve ter todas as informações sobre o serviço a ser prestado.

 

Onde encontrar uma casa de repouso para idosos?

Onde encontrar uma casa de repouso para idosos

Encontrar uma casa de repouso para idosos pode ser difícil. Afinal, conhecer as melhores opções do mercado requer uma pesquisa recorrente, visitas à clínica, etc.

Por conta disso, nós do Instituto Moara estamos aqui para te ajudar a encontrar a melhor instituição para você e para o seu ente querido.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba onde encontrar a melhor instituição mais próxima de você, que atenda à todas as suas necessidades. Nós estamos ao seu dispor e iremos te ajudar!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.